sábado, agosto 26, 2006

..:: Paternidade ::..


Outro dia estava assistindo o programa Saia Justa na GNT, e o assunto no momento era sobre Paternidade, foi quando uma das apresentadoras, Márcia Tiburi, Filósofa e Professora resumiu de forma fantástica, a idéia da influência dos pais na vida dos filhos. Eu adorei a maneira figurada que ela usou, com relação aos pais entregarem seus filhos para o mundo. Eu fiquei tão surpresa com maneira que ela descreveu essa relação de Pai e filho, que gravei em áudio o programa quando reprisou e transcrevo aqui. O mais legal nisso tudo, foi poder enviar um e-mail pra ela, e ela ter retribuído, sem nenhuma soberba, mas numa humildade, que retrata muito bem a pessoa que nós assitimos no programa. Viaje um pouco nessas palavras.

“... O Pai que é Deus, que faz seu filho encarnar né, num outro mundo, essa idéia do mito cristão judaico, que agente ta acostumado, além disso, tem a melhor mensagem que eu acho um pai pode dar para um filho, vocês não acham? Essa coisa de dizer ao filho, já que você foi descoberto pelo mundo, então que assim seja que você vá para um outro mundo. Que o mundo do filho nunca é o mundo do pai, e você só se torna uma bom pai assim como você se torna uma boa mãe, à medida que você liberta...os seus pássaros, deixa aquela gente ir embora, e viver uma nova vida que seja num outro planeta."

“... Pai sempre é a mensagem, não sei nem se é uma presença, mas ele é uma mensagem, ele te diz alguma coisa, e ele te ordena, te coloca dentro de uma ordem no
mundo, essa que eu acho que é a função desse cara que agente chama de pai.”.


Márcia Tiburi - Filósofa